Home / Blog / Melhorar o treino / O que comer antes do treino?

O que comer antes do treino?

Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2018

Antes do treino. O que devo comer?

Cada atleta é diferente. Por isso, todos precisamos de desenvolver as próprias rotinas de pré-treino, adotando estratégias nutricionais que nos permitam tirar o máximo partido do treino, maximizando o desempenho desportivo. No entanto, existe ainda alguma confusão quando se fala de uma refeição pré-treino. Antes de mais, importa esclarecer que este período  é entendido entre  2h a cerca de 30 minutos antes da realização do treino.

A refeição antes do treino pode e tem vários objectivos:
  • aumentar as reservas de glicogénio,
  • correcta hidratação
  • prevenir a sensação de fome
  • melhorar o conforto gástrico durante o exercício
  • manter os níveis de glicose sanguínea
  • preservar a massa magra, aumentar aminoacidemia 
  • aumentar o conforto psicológico
...... e, assim, promover uma melhor performance desportiva, um treino mais intenso e com qualidade! Só assim conseguimos evoluir.


No entanto, temos de adaptar em função do tipo de desporto, do objectivo, das preferências/tolerâncias do atleta e suas rotinas.
Vejamos o exemplo de alguns cenários possíveis:

Um atleta que treina corrida:
Em termos práticos, pode significar que antes do exercício, deve ser ingerida uma refeição rica em hidratos de carbono (de baixo e moderado índice glicémico, com a finalidade prolongar absorção dos açúcares e manter os níveis de glicemia (açúcar no sangue) mais estáveis), moderada em proteína e baixa em gordura e fibras. As gorduras e fibras são de maior dificuldade digestiva e por isso podem provocar desconforto se consumidas em excesso antes do exercício. (ex: evitar leite, produtos lácteos (principalmente os gordos) e produtos com muitas fibras (bolachas digestivas ex) podem ser boas dicas de alimentos a evitar).

Um atleta que faz musculação:
A refeição pré-treino pode conter hidratos de carbono de boa qualidade mas também boas fontes de proteína. É frequente recomendarmos panquecas proteicas, proteína whey, peças de fruta com moderação, e uma correcta hidratação. Por exemplo um iogurte magro com aveia e meia dose de proteína Whey e uma banana da madeira poderia ser uma solução perfeitamente válida).

Resumindo:
Sempre que for possível, faça uma refeição antes do seu treino. Vai ver que o seu treino será mais produtivo!
Privilegie os alimentos em função dos seus objectivos e das suas preferencias.
A refeição antes do treino tem de ser confortável em termos gástricos....pois só assim poderá treinar em condições....e sem interrupções indesejadas :)





O que comer antes do treino?

Kinetica Whey Protein 1Kg

Produto sugerido:
Kinetica Whey Protein 1Kg

Kinetica Pre Fuel  10 X 10g

Produto sugerido:
Kinetica Pre Fuel 10 X 10g

Sponser Carbo Loader 1200g

Produto sugerido:
Sponser Carbo Loader 1200g

Publicada por Equipa de especialistas da 4moove às 10:00

Comentário

Etiquetas: Melhorar o treino