Home / Blog / Saúde do atleta / Água ou bebidas desportivas? Qual devo escolher?

Água ou bebidas desportivas? Qual devo escolher?

Quinta-feira, 25 de Janeiro de 2018

Água ou Bebidas Desportivas? Qual devo escolher?

Pode parecer um assunto fácil, mas na verdade pode fazer toda a diferença no teu rendimento desportivo (físico e mental). Se estiveres desidratado ou hiperhidratado  numa prova ou treino, podes prejudicar o teu desempenho desportivo e inclusivamente colocar em risco a tua saúde.
Embora a água seja um bom hidratante para a maioria das pessoas, é necessário avaliar a situação no caso dos atletas. Os atletas ou desportistas dedicados, podem sofrer uma redução significativa das reservas de glicogénio e desidratação durante uma competição intensa e prolongada ou até mesmo durante treinos longos ou em dias de muito calor. Ficar sem reservas de energia e sem uma hidratação adequada são das principais causas do aparecimento de fadiga. Nestes casos, as bebidas desportivas fornecem hidratos de carbono, bem como os electrólitos e fluidos que reabastecem reservas de energia e retardam a fadiga. São, por isso, uma excelente ajuda e sem dúvida mais recomendadas do que a água.

DICA: Não beber de imediato a bebida desportiva, também poderá contribuir para diminuir a sensação de fadiga.
Por outro lado, se o exercício for inferior a 1 hora, ou de intensidade moderada, a água será perfeitamente suficiente. Em casos em que o tempo de exercício é superior a 1 hora, como por exemplo no caso da meia marota, recomenda-se a ingestão de bebidas desportivas, em vez de água.

Uma outra alternativa à água são as bebidas de eletrólitos. Na prática são quase bebidas desportivas mas sem hidratos de carbono, e por isso sem calorias! Podem ajudar-te bastante nos treinos, ou nas provas onde tens à disposição alimentos ou bebidas com hidratos de carbono. Além disso, as bebidas de eletrólitos são muito ricas em sódio, o que significa que são interessantes para combater caibras, principalmente para atletas que transpiram muito e/ou tem suor demasiado salgado (salty sweaters....aqueles atletas que ficam com a roupa cheia de manchas brancas).

RESUMINDO: a escolha da bebida deve ter sempre em conta o teu objetivo! Se o objetivo for a perda de peso (em ambiente de treino moderado e controlado), a ingestão de bebidas desportivas não são uma necessidade, uma vez que possuem calorias devido à presença de açúcar. Aqui as pastilhas de eletrólitos podem ser interessantes, principalmente nos dias de muito calor ou então se transpirares muito. De igual modo, quando o objetivo passa pela melhoria da saúde cardiovascular, e não há nenhum objetivo competitivo, a ingestão de água é perfeitamente suficiente.

Água ou bebidas desportivas? Qual devo escolher?

Kinetica Electro-C

Produto sugerido:
Kinetica Electro-C

Sponser Isotonic 500g

Produto sugerido:
Sponser Isotonic 500g

Publicada por Equipa de especialistas da 4moove às 10:20

Comentário

Etiquetas: Saúde do atleta